Os próximos dez dias em Goiás devem ser de calor, tempo seco e sem chuva, aponta o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Gerente do instituto, André Amorim explica que o tempo desta quinta-feira, 9, já será de calor e que a partir de sexta-feira, 10, um bloqueio atmosférico deve impedir a formação de nuvens de chuva, elevando a temperatura e reduzindo a umidade do ar.

“Pelos prognósticos, vamos ficar numa situação um pouco mais complicada. Amanhã podemos ter chuva na região Sudoeste e Oeste do Estado, mas a previsão para o retorno da chuva é somente para o dia 19”, aponta.

O boletim alerta para a formação de uma onda de calor especialmente na região Centro Sul do Estado, com algumas possibilidades de chuvisqueiro no Sudoeste e Oeste.

Para a Capital, a previsão também é de temperaturas elevadas, com possibilidade de temperatura máxima na casa dos 35ºC e umidade relativa do ar variando entre 25% a 90%.

Amorim alerta que a população deve evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia, especialmente no período da tarde, e ficar atenta à hidratação.

O que é um bloqueio atmosférico

André Amorim explica que um bloqueio atmosférico geralmente está associado a um período mais quente e seco que o normal. As áreas de alta pressão que se instalam sobre determinadas regiões impedem que massas de ar ou frentes atmosféricas se instalem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui