Man holds vehicle registration and licensing certificate (CRLV). It is the document issued annually to indicate that the car is able to move through the streets of Brazil

Cerca de 600 mil veículos em Goiás foram atuados por não terem quitado o IPVA de 2023, com dívida estimada em R$ 636 milhões. Esses proprietários podem parcelar o imposto em seis vezes e obter desconto de até 30% na multa, se aproveitarem a “janela de oportunidades” da Secretaria da Economia.

“A janela de oportunidade abre-se hoje (14/12) para o proprietário de placas com finais 1 e 2, pois o vencimento do IPVA para eles ocorreu em setembro. A secretaria tem 90 dias, a partir do vencimento, para adotar o parcelamento e daí inscrever o débito na dívida ativa. Eles podem combinar o parcelamento com o desconto padrão, previsto em lei ”, esclarece o superintendente de Recuperação de Créditos da Secretaria da Economia, Fabiano Gomes de Paula.

Para outros finais de placas (de 3 a 0), cuja data para pagar o IPVA 2023 venceu em outubro, o prazo para fazer o parcelamento será em janeiro de 2024. A partir da inscrição na dívida ativa, o desconto para o pagamento da multa do IPVA atrasado será menor: de 25%.

Como regularizar o IPVA 2023 em atraso

Para regularizar a situação com a Receita Estadual, basta acessar o serviço e-Parcelamento no site da Economia, que possibilita o pagamento da dívida em parcelas ou à vista.

O e-Parcelamento é totalmente virtual e oferece opções como: consulta de débitos; simulação do parcelamento; emissão de parcelas existentes e do documento de arrecadação para quem optar por pagamento à vista.

A Secretaria da Economia também disponibiliza um vídeo-tutorial sobre como utilizar o sistema. Para acessar, clique aqui. 

Parcelamento

No momento, a opção de parcelamento está disponível apenas para finais 1 e 2, no caso do IPVA 2023, e para todos os finais de placa quando o imposto atrasado é de anos anteriores. Para os proprietários de veículos com finais 3 a 0 que ainda não pagaram o tributo do exercício 2023, o parcelamento será liberado a partir de janeiro de 2024.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui