O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta terça-feira (16), o balanço dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. De acordo com os dados, 60 candidatos alcançaram a pontuação máxima de mil pontos na redação, porém apenas quatro dessas redações pertencem a estudantes da rede pública de ensino no Brasil.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem 2023, com uma participação efetiva de mais de 2 milhões e 700 mil, representando 68% dos inscritos.

O MEC destaca um aumento na participação de alunos da rede pública. Em 2022, 38% dos inscritos eram provenientes de escolas públicas, enquanto em 2023 essa proporção subiu para 46,7%, quase metade dos participantes.

Além disso, mais de um milhão de participantes superaram a nota de corte média, o que lhes possibilitaria o acesso a 842 cursos em todo o Brasil. Esse contingente representa 37,1% do total de inscritos que realizaram a prova.

Manuel Palácios, presidente do Inep, expressou a expectativa do instituto para 2024, visando o aumento do número de inscritos no concurso, especialmente entre concluintes do ensino médio.

Prouni e Fies

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o edital para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) será publicado nesta quarta-feira (17). A consulta às bolsas disponíveis poderá ser feita a partir de sexta-feira (19), e as inscrições terão início à meia-noite do dia 29 de janeiro. O ministro também mencionou uma avaliação interna para possível alteração da nota de corte do programa, devido ao número de vagas disponíveis.

Quanto ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), Camilo Santana informou que o programa está passando por mudanças, razão pela qual o calendário não será divulgado neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui