O estado de Goiás tem demonstrado um bom desempenho na produção de couros, alcançando números expressivos e conquistando destaque no cenário nacional. De acordo com dados divulgados na edição de outubro do boletim técnico agropecuário “Agro em Dados”, publicado mensalmente pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as indústrias goianas processaram dois milhões de unidades de couro curtido no primeiro semestre de 2023. Esse volume representa um aumento de 16,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, posicionando Goiás como o terceiro maior produtor do país.

O Agro em Dados é uma fonte de informações para todos os agentes do setor agropecuário, permitindo o acompanhamento regular do desempenho das lavouras e dos rebanhos, subsidiando tomadas de decisão mais assertivas, como destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Além do destaque na produção de couros, a edição de outubro do boletim traz atualizações sobre outras principais cadeias agropecuárias em Goiás, incluindo bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.

Um artigo assinado por Paula Coelho, chefe de Gabinete de Seapa, analisa que, mesmo em meio à baixa no preço da arroba bovina, o segmento vem ganhando cada vez mais visibilidade e espaço tanto no cenário nacional quanto internacional. Ela cita que Goiás se destaca como um dos estados com maior registro de bovinos puros de origem, conforme informações da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

As informações contidas no Agro em Dados são provenientes de fontes como o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Economia. Essas informações são fundamentais para compreender o cenário e as tendências do setor agropecuário em Goiás e no Brasil como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui