Atual campeã olímpica, Ana Marcela Cunha certamente é um dos nomes da maratona aquática que estará debaixo dos holofotes nos Jogos Olímpicos de Paris.
A baiana de 32 anos começou a nadar com apenas 2 anos de idade e aos 8 já nadava em mares e rios. Considerada desde cedo um fênomeno em águas abertas, disputou sua primeira olimpíada em Pequim 2008, com apenas 16 anos.
Paris 2024 será a quarta Olimpíada de Ana Marcela Cunha. Além de Pequim onde ficou com o 5º lugar, a nadadora também esteve nos jogos do Rio em 2016, quando ficou na 10ª posição, e em Tóquio, onde conquistou a medalha de ouro.
Após as Olimpíadas do Rio, em 2016, a nadadora precisou passar por cirurgia. Ela descobriu uma doença autoimune que estava deteriorando o baço, que fez com que ela retirasse o órgão.
Conquistas
Títulos não faltam para Ana Marcela. Além do ouro em Tóquio, a nadadora coleciona 5 títulos sul-americanos, 7 ouros em mundiais e 1 ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mesmo assim, a baiana vai atrás da conquista de mais um ouro, agora nos Jogos de Paris.
A vaga para as Olimpíadas de Paris veio com o quinto lugar na prova de 10 quilômetros do Mundial de Esportes Aquáticos, disputado no mês de fevereiro, em Doha, no Catar.
Porém, a disputa por medalhas promete ser apertada. As rivais de Ana Marcela pelo ouro serão a portuguesa Angélica André, que conquistou o título europeu em 2022, e a holandesa Sharon van Rouwendaal, medalhista de ouro no Rio de Janeiro, que também promete dar trabalho.
A maratona aquática nas Olimpíadas de Paris está programada para ser disputada nos dias 8 e 9 de agosto, nas águas do Rio Sena, na capital francesa.