Em entrevista concedida ao Jornal Opção, nesta sexta-feira, 5, o professor Dennys Xavier falou sobre os temas de sua especialidade: a filosofia. Um de seus interesses é a educação no Brasil. Por conta de uma participação anterior em um podcast, Dennys afirma saber que a onda de ódio virá a seguir, devido à seguinte declaração: “A universidade não é para todo mundo e não se deve buscar justiça social por ela, especialmente pela universidade pública”.

“Uma vaga em uma universidade federal no Brasil hoje, custa cerca de dois a três mil reais por mês para os pagadores de impostos. É muita coisa, não existe faculdade pública, alguém tá pagando essa conta. Então quando você vai selecionar as pessoas para entrarem numa universidade pública, você tem que escolher por capacidade, por aptidão”.

O professor explica ainda que não se trata de elitismo, como ele afirmou já ter sido acusado, mas sobre o foco do problema. Ele acredita que grandes problemas da sociedade brasileira podem ser amenizados com o investimento em educação básica, inclusive o racismo e a desigualdade social.

“Quando um garoto está em uma escola pública insalubre, enquanto o outro aprende três ou quatro idiomas. A distância entre eles já aumenta, aí a concorrência na universidade se torna desigual. Querer corrigir isso na universidade e não na base, é um erro. Se você investe na educação básica, você dá uma chance para esse menino, de conquistar a posição que ele deseja em função de aptidão e no modo de ver as coisas”, explica o professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui