Um gato-mourisco, que é considerado um dos menores felinos selvagens, do mundo foi flagrado, em Niquelândia, na região norte de Goiás.

O animal que aparece no vídeo tem a coloração amarronzada. Essa é a primeira vez que são feitas imagens da espécie em Goiás. A espécie está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), correndo risco de extinção.

Segundo especialistas, o felino tem a aparência jovem e saudável, mas não é possível determinar o sexo pelas imagens. O registro foi feito no fim de 2022 e só foi divulgado essa semana após passar por análises feitas por biólogos que confirmaram que se tratava de um gato-mourisco.

Em setembro de 2023 na mesma região, foi feito o registro de um cachorro-vinagre outro animal raro que também está ameaçado de extinção. O animal está classificado no livro vermelho da fauna brasileira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) com perigo de extinção no Cerrado.

Gato-mourisco

Segundo informações do ICMbio, o animal mede de 48 a 83 centímetros, chegando a pesar de 3,7 a 9 quilos. A coloração dos pelos varia do preto, para o cinza, areia e marrom-avermelhado. O felino se alimenta de animais menores, variando entre mamíferos de pequeno porte, cobras, lagartos, aves, insetos, peixes e anfíbios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui