O calorão que atingiu o país nos últimos dia está com os dias contados. A intensa e longa onda de calor que se instalou sobre o Brasil neste mês de setembro, com temperaturas registradas na casa dos 40°C, começa a se dissipar com a formação de uma frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste e Sudeste.
De acordo com o Climatempo, o ciclone se forma sobre o mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e ao Mato Grosso do Sul. A previsão é de que as temperaturas fiquem mais amenas até domingo (1º/10).
Recorde de calor
No entanto, é importante lembrar que o encontro da frente fria com o calor, aumento o risco de temporais. Conforme o Climatempo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta-feira, mas o calorão começa a ir embora nesta quinta (28/9).
Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal.
No Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor. O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso e Goiás e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta. Mas tem mais chuva até o fim de semana e assim as temperaturas voltam a para patamares de calor normal.
Durante a onda de calor, 11 capitais brasileira bateram os recordes de calor. Veja quais:
- São Paulo: 36,5°C – 24/09
- Rio De Janeiro: 39,9°C – 24/09
- Belo Horizonte: 37,5°C – 25/09
- Curitiba: 33,1°C – 24/09
- Campo Grande: 37,6°C – 22/9
- Cuiabá: 42,0°C – 25/09
- Goiânia: 39,3°C – 24/09
- Brasília: 34,8°C – 25/09
- Teresina: 40,2°C – 25/9
- Palmas: 39,6°C – 25/09 – igualou recorde
- Brasília: 34,8°C – 25/09
Fim de onda de calor e chuva no Sul
Já o Sul do Brasil, segue sendo castigado pela chuva. De acordo com o Climatempo, nesta quarta-feira ocorre novamente uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai, gerando grandes áreas de instabilidade que vão se organizar no decorrer do dia como uma nova frente fria e um outro ciclone extratropical.
O tempo fica muito instável em todo Sul do Brasil e há risco de chuva forte nos três estados.
Em quase toda a Região Sul, a quarta-feira será um dia com bastante nebulosidade e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. Períodos com sol podem acontecer preferencialmente sobre o Paraná. A única área onde não deve chover será no oeste e parte do sul do Rio Grande do Sul, região onde estão Uruguaiana, São Luiz Gonzaga e Bagé.
Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, a chuva deve ir parando ao longo da tarde e a noite da quarta-feira já será sem chuva.
Há o alerta para ressaca entre a região de Mostardas (RS) e Laguna (SC).