Os 1.017 candidatos do maior curso de formação da Polícia Civil de Goiás receberam, nesta quarta-feira (04), as boas-vindas do governador Ronaldo Caiado durante cerimônia realizada na Escola Superior da PCGO (ESPC), em Goiânia. Na ocasião, a instituição recebeu 4,6 mil novos equipamentos, no valor de R$ 12,9 milhões.
Além do governador, estiveram presentes o vice-governador, Daniel Vilela; a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado; o delegado-geral, André Ganga; o delegado-geral adjunto, Murilo Polati; o superintendente da Polícia Judiciária, Marcelo Aires; a diretora da ESPC, Tatyane Cruvinel; o coordenador geral do curso de formação, Gustavo Ferreira; o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, o subsecretário de Segurança Pública, Deusny Aparecido, entre outras autoridades. A participação das respectivas autoridades realça a importância e a seriedade do curso de formação, ao mesmo tempo em que oferece um elo sólido entre as lideranças da instituição e os futuros membros da força policial.
Caiado destacou que a segurança pública em Goiás é sua prioridade. “Sem segurança pública, não existe Estado Democrático de Direito, liberdade, economia de mercado, não existe sequer a condição do cidadão sobreviver”, afirmou o governador.
O delegado-geral, André Ganga, ressaltou que as operações deflagradas pela PCGO tem gerado ótimos resultados e que a chegada dos novos agentes, escrivães, papiloscopistas e delegados fortalecerá, ainda mais, o trabalho investigativo policial. Para o delegado, ações eficazes resultam em excelentes índices, como os mais de 30 mil inquéritos remetidos ao Poder Judiciário pela PCGO, sendo que, deste total, mais de 27 mil tiveram autoria definida, alcançando um índice de elucidação de 90,5%, o maior das polícias judiciárias do Brasil.
“Ampliamos o número de operações em 44%. Em destaque, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) recuperou, somente neste primeiro semestre, R$ 150 milhões em sonegação fiscal. Nesta semana, em Senador Canedo, através da 2ª DRP, após investigações, foi apreendido quase uma tonelada de drogas. Ainda, em combate ao tráfico, nesta manhã (4), por meio da 8ª DRP, 11 pessoas foram presas em Quirinópolis durante a Operação Perseverare. Importante destacar também o trabalho policial no combate aos crimes em ambiente escolar, fazendo cessar a maior parte das notícias falsas e ameaças, produzidas, sobretudo, por meio virtual. A maioria dos envolvidos nas infrações dessa natureza era menor de idade”, afirmou.
Além disso, Gustavo Ganga destacou que a chegada de novos equipamentos representa um marco significativo para a instituição. Os novos recursos não apenas fortalecem a capacidade operacional, mas também demonstram o compromisso contínuo do Governo de Goiás em fornecer aos policiais as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios crescentes da segurança pública. Com equipamentos modernos e eficazes à disposição, a PCGO está melhor preparada para cumprir sua missão de proteger e servir a comunidade, garantindo um ambiente mais seguro e protegido para todos os cidadãos goianos.
A diretora da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), Tatiane Cruvinel, destacou que este é o maior curso da instituição com 170 professores, 21 turmas e mais de 11 mil horas de aula na grade. “Esses números, para além de meras estatísticas, refletem o compromisso inabalável com a segurança e a justiça no nosso estado”, avaliou.