Com o propósito de promover políticas públicas de proteção, capacitação dos servidores públicos estaduais e conscientização da sociedade em geral para a valorização das mães ou responsáveis legais que cuidam de pessoas com deficiência, o deputado Cristiano Galindo (SD) apresentou projeto de lei de nº 2735/23 para instituir a “Semana Estadual da Mãe Atípica e Responsável Legal Atípico”. Aprovado preliminarmente, o projeto será publicado e posteriormente encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição a relatoria.
O objetivo central do projeto é reconhecer e apoiar as mães ou responsáveis atípicos, pessoas que assumiram a responsabilidade de cuidar dos seus filhos ou dependentes deficientes, que enfrentam uma dura realidade no cumprimento de educar, zelar e garantir o bem-estar de pessoas que necessitam cuidados especiais. Os desafios são dobrados, as dificuldades são diárias e as barreiras físicas e emocionais são extremas, sendo que, normalmente, passam despercebidas pela sociedade em geral.
O projeto deverá ser realizado, anualmente, na terceira semana do mês de setembro. A missão é desenvolver uma cultura de conscientização e visibilidade em atenção a essas famílias que vivem com grandes dificuldades, que precisam de apoio financeiro e emocional, e, também, sensibilizar a sociedade em geral para reconhecer o valor destes grupos de pessoas, e promover atividades para conectar outras famílias que vivem nas mesmas condições para troca de experiências.