O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na sexta-feira (27), sobre o risco de chuvas intensas para os próximos dias em algumas regiões de Goiás. Apesar disso, não há previsão de queda nas temperaturas e o calor deve continuar.
No município de Rubiataba, por exemplo, mesmo com possibilidade de pancadas de chuva a expectativa é de máxima de 36ºC neste final de semana.
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas de até 50 milímetros por dia, que podem chegar acompanhadas de ventos intensos, com média de 40 a 60 km/h. Entre as regiões afetadas estão: centro, leste, sul, norte e noroeste de Goiás.
O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado baixo. Mas a recomendação de segurança, em caso de rajadas de vento, é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores ou estacionem próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Por que está calor mesmo com chuva?
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que as temperaturas altas continuam frequentes por conta do fenômeno El Niño, que provoca mudanças na temperatura e no comportamento da atmosfera, além de alterações nos ventos e chuvas em várias áreas do planeta.
Paralelo a isso, segundo Amorim, a passagem de uma frente fria pelo oceano distribuiu uma grande quantidade de nebulosidade pelo Brasil. A junção da umidade da frente fria com o calor do El Niño causou instabilidades, favorecendo as tempestades que estão sendo previstas.
Porém, por serem pancadas de chuva isoladas e sem grande frequência, o calor continua sendo predominante.
“Nós temos uma bolha de ar quente, por conta do El Niño, mas seria preciso existir uma chuva mais homogênea e contínua para controlar essas temperaturas altas”, explica Amorim.
Fonte: G1