Unidade em Goiânia necessita urgentemente de aumento no estoque de leite materno para alimentar recém-nascidos internados

No mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) está enfrentando uma escassez crítica de leite materno nos refrigeradores, contando apenas com 200 litros. A fim de garantir adequadamente a alimentação de bebês recém-nascidos prematuros e aqueles que necessitam ganhar peso, a unidade de saúde em Goiânia estima que seriam necessários entre 350 e 400 litros.

O leite materno é reconhecido como o alimento mais completo para os bebês, rico em água, proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas e minerais. Estudos comprovam que bebês prematuros alimentados com leite humano, especialmente durante um período de privação da amamentação materna, têm maiores chances de recuperação e uma vida mais saudável.

Renata Leles, coordenadora do BLH, fez um apelo enfático às mães que estão amamentando, solicitando doações para ampliar o estoque do Banco de Leite da unidade. Ela enfatiza: “Quem estiver com excedente de leite e puder doar que nos procure. Precisamos aumentar o estoque, devido à grande demanda de recém-nascidos prematuros, com baixo peso ou que por algum motivo ainda não estão aptos a serem amamentados diretamente no seio materno, internados na unidade. Não precisa nem sair de casa, nós buscamos esse leite”.

Para realizar as doações, as mães devem atender a alguns requisitos, incluindo a apresentação de exames pré-natais que comprovem a ausência de doenças infectocontagiosas, não ser fumante, usuária de drogas ou de bebidas alcoólicas. Além disso, não devem ter recebido transfusão sanguínea nos últimos seis meses, nem utilizar medicamentos que restrinjam a amamentação e, consequentemente, a doação.

As mães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo número (62) 3956-2921 para solicitar a coleta em domicílio.

O Banco de Leite da unidade depende exclusivamente das doações de mães com excedente de leite, que têm a possibilidade de armazenar o produto em suas casas. Para facilitar esse processo, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículos e profissionais para auxiliar na coleta.

As profissionais envolvidas na coleta não apenas recolhem o leite, mas também oferecem orientações às mães doadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui