Em ação conjunta, a Polícia Federal (PF) e as forças de segurança do Estado deflagraram, nesta quinta-feira (14/12), a Operação Rubrum, com objetivo de combater organização criminosa que atuava em Goiás e no Rio de Janeiro. O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da união no trabalho policial durante entrevista coletiva na Superintendência Regional da PF, em Goiânia.
“Integração não pode ser apenas no papel. Tem que ser de verdade. E o que estamos vendo hoje é integração real de informações e ações para combater a bandidagem e dar tranquilidade à população”.
Caiado reforçou que as forças de segurança do Estado estão à disposição para novas ações integradas.
“A Secretaria de Segurança Pública de Goiás tem a minha determinação para que todas as informações sejam compartilhadas e as forças policiais goianas estejam à inteira disposição para alcançarmos resultados eficientes como este de hoje”, reiterou.
Operação Rubrum
A Operação Rubrum reuniu 130 policiais para cumprir 17 mandados de prisão temporária e 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Santa Terezinha de Goiás, Guapó, Trindade e no Rio de Janeiro (RJ). Os crimes investigados são tráfico de drogas, associação para tráfico e homicídio.
A iniciativa é baseada no modelo cooperativo e envolve efetivo das polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar e Penal.
Em menos de três meses de investigações conduzidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-GO) e pela Polícia Civil de Goiás, a Operação Rubrum identificou atividades criminosas ligadas a facção na região Noroeste de Goiânia e em Trindade.
“São 46 mandados judiciais que estão sendo cumpridos na data de hoje, culminando na retirada de drogas e armas de circulação e identificação das principais lideranças faccionadas atuando dentro do estado de Goiás”, afirmou a superintendente regional da PF em Goiás, Marcela Rodrigues.
“É algo concreto que apresentamos à sociedade, junto com o grande trabalho e a integração que têm feito a diferença na segurança pública de Goiás”, afirmou o titular da Secretaria de Segurança Pública, Renato Brum.
Os mandados judiciais, expedidos pela 2º Vara Criminal da Comarca de Trindade, autorizaram apreensões de materiais e objetos que possam contribuir para confirmação dos crimes, bem como identificar indivíduos envolvidos com os fatos investigados.
A Operação Rubrum é um desdobramento da Operação Insídia, deflagrada no último mês de outubro após um duplo homicídio na capital.