O projeto de lei n°2052/23, de autoria do deputado Veter Martins (Patriota), tem intuito de implementar programa de educação financeira nas escolas da rede estadual de ensino. O programa tem por objetivo transmitir conceitos básicos de educação financeira para crianças,  adolescentes e jovens do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, por meio de conteúdo prático, brincadeiras e jogos lúdico e interativo, incluindo mídias eletrônicas e digitais.

A fim de executar o programa previsto na proposta, poderão ser promovidas palestras, seminários, workshop e atividades lúdicas ministradas por professores da rede estadual de ensino, instituições públicas ou privadas, parcerias e palestrantes convidados.

Inadimplência

Segundo o legislador, o índice de inadimplência em Goiás no mês de junho de 2023, atingiu 42,5% da população adulta do Estado. É um pouco menor que os 42,7% registrados em maio e abaixo da média nacional, de 43,7% no mês passado. No total, são 2.347.967 goianos inadimplentes, cujas dívidas somam R$ 11,7 bilhões, média de R$ 5.086,00 por pessoa. É o 15° Estado com a população mais inadimplente do país.

O deputado afirma que o principal motivo da negativação nos sistemas de crédito é o mau uso do cartão de crédito por parte da população. Além de que as pessoas com dívidas são 45% que negociam acordos parcelados, pois ao longo de suas faturas não conseguem arcar com as mensalidades propostas, e os 55% não lembram o número de prestações parcelados dos seus acordos e 19% não estão economizando para pagar as dívidas.

Em justificativa, do texto e diante dessa realidade, fica nítida a falta de uma boa educação financeira no dia a dia dos goianos, destacando a realidade que, atualmente, a população mais jovem entre 18 a 24 anos já representa 19% do total de endividados.

Na Alego, a proposta foi recebida na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui