A edição especial do programa Alego Entrevista celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Federal. A edição contou com a participação do ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) e do deputado Issy Quinan (MDB), em entrevista conduzida pela jornalista Monalisa Carneiro.

Em pauta os eventos marcantes daquele 5 de outubro de 1988. Os bastidores, os desafios, as expectativas e os frutos desse capítulo único da história de nosso país foram abordados pelos políticos goianos ao longo do programa.

Na conversa, os parlamentares discutiram o papel dos legisladores constituintes, com relatos da experiência de Vilmar Rocha, um dos que assinaram a nova Carta Magna Estadual no ano seguinte, em 1989. Os deputados compararam os cenários das legislaturas da época com o cenário atual, adentrando temas como as limitações da competência estadual perante a federal. Um dos tópicos sobre o tema, por exemplo, foram os desafios, para os legisladores, na criação de novos municípios, além do desmembramento do Tocantins, também em 1989.

Foram relatadas, ainda, as expectativas dos agentes políticos daquele período em relação aos avanços sociais da nova Carta Magna. Temas como a universalização da educação e da saúde, por exemplo, foram levantados como grandes avanços positivados na norma. A construção de uma sociedade mais igualitária, traçada como norte da CF-88 também foi destaque.

Outro ponto abordado, a liberdade de expressão, expressa no inciso IV do artigo 5° entre os direitos e garantias fundamentais, também representou um grande avanço na visão dos entrevistados. O dinamismo da sociedade, entretanto, exige sempre adaptações, por exemplo, na questão das redes sociais, lembraram.

Já em relação às perspectivas para o futuro, a ideia de uma democracia estável foi abordada. As discussões apontaram que, mesmo diante de crises políticas ao longo dos últimos 35 anos, não há que se falar em crise institucional, de acordo com os parlamentares. Essa estabilidade, entretanto, é fruto de uma “vigilância constante” dos preceitos constitucionais, argumentaram.

O programa está no ar e ficará disponível na programação da TV Alego ao longo do mês de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui