A conscientização sobre o câncer de mama marca os esforços promovidos internacionalmente durante a Campanha “Outubro Rosa”. No Parlamento goiano, a série de ações previstas para o decorrer do mês tem início com o acendimento da iluminação externa cor-de-rosa nesta segunda-feira, 2. Em seguida, nesta quarta-feira, 4, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), promove uma sessão solene com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo.
O evento terá início às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, e homenageará tanto mulheres que enfrentam (ou enfrentaram) a doença quanto a comunidade que lhes presta apoio. No mesmo dia, será inaugurada, na Alego, uma exposição fotográfica sobre o tema.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2021, 66.280 novos casos de câncer de mama foram registrados no País. Além disso, a doença ocupa a primeira posição quanto o assunto é mortalidade de mulheres por câncer. Não existe causa única para o desenvolvimento da doença, e vários fatores podem contribuir, o que reitera a importância de debater o tema.
A Campanha “Outubro Rosa” foi criada em 1990, nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e se espalhou por todo o mundo com o passar dos anos. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.