A Vale, em colaboração com a Komatsu e a Cummins, anunciou o desenvolvimento de caminhões de transporte Dual Fuel, utilizando uma mistura de etanol e diesel. Esta iniciativa pioneira visa reduzir as emissões diretas de CO2 em até 70% em comparação com motores a diesel.

O acordo marca o lançamento do Programa Dual Fuel, que busca converter os atuais motores diesel de caminhões grandes para uma mistura de etanol e diesel, promovendo uma alternativa mais sustentável. Os caminhões, com capacidades entre 230 e 290 toneladas, serão os primeiros do mundo a operar com etanol, reforçando o compromisso das empresas com a sustentabilidade na mineração.

Essa colaboração é crucial para que a Vale alcance suas metas ambientais, que incluem redução de 33% nas emissões de carbono até 2030 e neutralidade completa até 2050. A conversão de motores para etanol, combustível amplamente utilizado no Brasil, representa um passo significativo na redução das emissões de CO2 nas operações de mineração.

“Remover o diesel de nossas operações é crucial para nossas metas de descarbonização”, afirmou José Baltazar, Diretor de Engenharia de Operações de Mina e Planta da Vale. Benjamin Stear, Diretor de Engenharia, Design e Tecnologia da Komatsu, acrescentou que essa parceria será essencial para atingir objetivos coletivos de redução de carbono.

Nos próximos dois anos, o projeto envolverá o desenvolvimento, teste e implementação dos novos motores, que serão fabricados pela Cummins. Luke Mosier, gerente de planejamento e estratégia de produtos de mineração da Cummins, enfatizou a importância da parceria com a Vale e a Komatsu, destacando sua contribuição para a inovação e redução da pegada de carbono.

“A escolha do etanol se justifica pela sua ampla adoção no Brasil e pela rede de fornecimento estabelecida”, disse Ludmila Nascimento, Diretora de Energia e Descarbonização da Vale, ressaltando que a parceria não só reduzirá as emissões como também fortalecerá a indústria de biocombustíveis no Brasil.

 

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