O menino de 11 anos que conquistou uma vaga para o curso de matemática na Universidade Estadual do Amazonas deve ter sua vaga assegurada, decidiu a Justiça. Aprovado no vestibular no ano passado, Luan Gabriel cursou até o 5º ano do ensino fundamental e aguarda uma decisão para saber se já poderá ingressar na faculdade. Para isso, ele deve pular todo o restante do ensino fundamental e o ensino médio.
Conhecido nacionalmente após participação no quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck, Luan deve fazer uma avaliação multidisciplinar para determinar o avanço escolar. Na decisão, o juiz Marcelo Vieira diz entender que o ambiente universitário é muito diferente do ensino fundamental e apontou preocupações com o nível de maturidade emocional do menino.
Pessoas, em especial crianças, que possuem altas habilidades, podem ter nuances muito próprias no que tange ao aspecto emocional, podendo até mesmo desenvolver quadros ansiogênicos ou de depressão, fato este, inclusive, destacado em laudo psicológico
Juiz Marcelo Vieira sobre prejuízos de não garantir a vaga a Luan
Embora tenha apenas 11 anos, a família do garoto apresentou um relatório neuropsicológico atestando os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico. “Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”