Em seu pronunciamento na solenidade dedicada às mulheres que venceram o câncer de mama, o secretário estadual da Saúde, Sérgio Alberto Cunha Vêncio, ressaltou que a data de hoje marca o encerramento do Outubro Rosa, oportunidade em que foram realizadas diversas ações pelo Estado de Goiás.

Sérgio destacou, entre essas ações, um convênio inédito estabelecido pelo Governo estadual. Segundo ele, Goiás foi a primeira unidade da federação a firmar um convênio para ser realizado o exame de rastreamento genético em pessoas com câncer familiar, que é um tipo da doença mais agressivo e que ocorre mais precocemente.

Além disso, segundo o secretário, por determinação do governador Ronaldo Caiado, as policlínicas passam a ter um perfil de assistência no pré-operatório. Ele explicou que cada policlínica vai realizar 1.500 exames pré-operatórios, consultas e exames por mês, transformando-se em centros de diagnóstico de câncer, não só de mama, mas de qualquer tipo, por meio da função guiada por ultrassom, para a qual os profissionais vão ser capacitados no Hospital das Clínicas.

“Tudo deve estar funcionando até o começo do ano que vem, em janeiro, sem falta. Isso vai proporcionar que o tempo entre o diagnóstico ou a suspeita do câncer e o tratamento seja encurtado. Hoje, nós estamos com a espera de, às vezes, três, quatro anos. Então, nós estamos tratando os casos de câncer já numa fase muito tardia, com muito mais custo pessoal para o paciente e ônus também para o sistema público de saúde. Então, a gente quer encurtar isso”, esclareceu Vêncio.

O secretário acrescentou que, a partir do final do ano que vem, Goiânia contará com o melhor hospital de tratamento do câncer no Brasil. De acordo com ele, o Centro Oncológico de Referência (Cora) oferecerá tratamento do câncer infantil, numa obra estimada em R$ 150 milhões, e contará ainda com um investimento de mais de R$ 280 milhões para construir a unidade de adulto e unidade de prevenção ao câncer. “O Cora está localizado ali no caminho do aeroporto, acho que todo mundo já viu, uma obra que está sendo construída muito rápido pela Fundação Pio XII”, completou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui