O Programa Farmácia Popular está disponibilizando absorventes de graça em quase 2 mil farmácias de Goiás (confira a lista abaixo). O produto pode ser adquirido por mulheres que tenham entre 10 e 49 anos em situação de vulnerabilidade.

A oferta é direcionada aos grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A distribuição acontece em 1.818 farmácias credenciadas em 213 municípios goianos.

Quem pode ter acesso ao benefício:

  • Ter entre 10 e 49 anos;
  • Ser inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Estar em situação de vulnerabilidade social extrema com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Possuir matrícula em escola de rede pública de ensino e ter renda familiar mensal de no máximo meio salário mínimo (R$ 706);
  • Estar em situação de rua (não há limite de renda).

Como retirar os absorventes

A retirada pode ser feita em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular. Cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por um responsável legal. A beneficiada deve levar um documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.

Para fazer a retirada, também tem que estar com a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, no próprio celular ou impressa. Esse documento tem validade de 180 dias.

Os interessados que desejam ter mais informações sobre como participar do programa e ter acesso aos absorventes gratuitamente, podem entrar em contato pelo telefone 136 do Disque Saúde.

Segundo o governo, em caso de dificuldade para acessar o ‘Meu SUS Digital’ ou emitir a autorização, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde agentes de saúde e profissionais podem auxiliar na emissão da autorização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui