o início da tarde de ontem (13), por volta do meio-dia, a Polícia Militar (PM) foi chamada a um supermercado do Bairro Pecuária, em Quirinópolis, a fim de averiguar sobre uma tentativa de estelionato.

A solicitante contou que o estabelecimento recebeu o pedido de uma compra no valor de R$ 368,09, para ser entregue em uma casa do Bairro Santana. O pagamento seria através de pix. O comprador chegou a encaminhar um comprovante de pix, mas, com alguns dados suprimidos, inclusive faltando o nome do pagador. O dinheiro não foi creditado na conta e o supermercado não levou a mercadoria.

Sem receber a compra, o homem de 42 anos foi até o estabelecimento, a fim de buscar os produtos (48 cervejas Heineken, 2,27 kg de mandioca e 2,42 km de coxão mole), mas, acabou surpreendido pela polícia, que já havia sido acionada. É que na segunda-feira (12), o mesmo homem havia aplicado o mesmo tipo de golpe no supermercado, fazendo uma compra no valor de R$ 420,88 e apresentando um comprovante de pix agendado, no nome da esposa de 23 anos. Nesse tipo de golpe, o estelionatário candela a transação, após receber a mercadoria.

Depois de tomar conhecimento de toda a situação ocorrida no supermercado, a polícia efetuou a detenção do homem. Militares foram até a casa dele, à procura da esposa, que é suspeita de ser cúmplice nos golpes, mas, ela não foi encontrada. De acordo com a PM, o suspeito foi liberado, seguindo orientação da Polícia Civil, mediante o compromisso de comparecer posteriormente à delegacia.

 

Veja algumas dicas para não cair no golpe do Pix agendado (com informações do cora.com.br):

  1. Verifique na mesma hora se o dinheiro realmente caiu na sua conta

No momento em que o consumidor afirma que a transação foi concluída ou envia o comprovante por WhatsApp, por exemplo, abra sua conta e confirme se o valor correto foi depositado.

Ainda que seja um cliente de longa data, é importante criar esse hábito para acompanhar de perto as suas entradas.

  1. Confira todas as informações do comprovante

Caso você esteja com pressa ou sem acesso fácil à sua conta do banco no momento para verificar se o dinheiro foi depositado, confirme os dados presentes nesse documento. De maneira geral, ele pode dar pistas se a transferência é verdadeira ou falsa.

Lembrando que o comprovante deve conter: número de ID (sempre começa com a letra “E” maiúscula e possui 32 caracteres), valor, data e hora, descrição e informações do destinatário e do pagador.

Se algum desses itens não estiver presente, aparecer incorreto ou aparentar estranho, desconfie.

  1. Redobre a atenção em épocas com alto volume de compras

Dia das Mães e dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, por exemplo, são períodos do ano em que os golpistas mais atuam.

A explicação é que eles sabem que os vendedores normalmente estão sobrecarregados e menos atentos aos detalhes das operações.

Se necessário, abra vagas temporárias nessas épocas para que você possa contar com mais profissionais que irão acompanhar os pagamentos efetuados.

  1. Para transações futuras, agendadas ou parceladas, prefira o cartão de crédito

Geralmente, o Pix funciona bem quando é oferecido para os clientes como uma alternativa para acertos imediatos de produtos e serviços.

Caso o acordo seja para uma transferência futura ou envolva parcelamento de valores, peça que o consumidor utilize, se possível, um cartão de crédito. Assim, o banco emissor consegue garantir que você receberá o seu dinheiro.

INFORMOU: Nossa TV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui