Foi só ouvir seu nome ser anunciado para os olhos lacrimejarem, com a voz embargada, dona Maria Aparecida de Sousa olhou para o céu e agradeceu: “Obrigado, meu Deus”. Tanta emoção não foi em vão. Em poucos segundos, Maria viu um de seus maiores sonhos se realizar: foi a primeira contemplada no sorteio de 100 unidades habitacionais, do Governo de Goiás, por meio da AGEHAB, pelo programa Para Ter Onde Morar e logo ela terá uma casa digna para morar e reconstruir a vida com a família sem custo algum. Assim como ela, outras 100 pessoas foram sorteadas na manhã desta sexta-feira (2), um investimento de mais de R$11 milhões de reais com recursos estaduais na cidade.

O sorteio contou com a presença de diversas autoridades e foi realizado por meio de um software auditável a qualquer momento. Além disso, nas próximas semanas, acontece também a visita social nas residências dos contemplados para comprovação dos dados cadastrados. A apuração de inconsistências acarretará na desclassificação do titular e um nome do cadastro reserva poderá receber o benefício.

Vice-presidente da AGEHAB, Wendel Garcia, participou do evento I Foto: Karine Araújo

A construção de um sonho

Quirinópolis foi o único município do Estado a receber essa quantidade de unidades habitacionais, o que, para o prefeito Anderson de Paula, é a prova de uma parceria sólida firmada nos interesses reais da população. “Eu fico muito feliz, de coração, de estar participando desse momento” e explicou “com esse programa agora, mais a Ordem de Serviço que vamos assinar dia 1º, serão duzentas casas”. A última vez que Quirinópolis recebeu 200 casas a custo zero foi em 1991 com o então prefeito Onício Resende, onde hoje é o conjunto ElDorado”.

“Eu quero começar minha fala com uma frase do Pedro Sales ‘não existe política pública mais bonita do que a habitação’”, disse Anderson. Compartilhando deste sentimento, o chefe do executivo municipal agradeceu tanto ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha Caiado, ao Secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, quanto ao atual presidente da AGEHAB, Alexandre Baldy, por proporcionarem ao município um novo capítulo nas políticas habitacionais da cidade, que por tanto tempo, foram tratadas como meras medidas eleitoreiras.

Neste sentido, o vice-presidente da AGEHAB, Wendel Garcia, disse que “200 casas representam mais de R$25 milhões de recursos estaduais investidos apenas aqui em Quirinópolis, mas não fica por aí, para ter 200 casas, precisa ter 200 lotes que o prefeito colocou na AGEHAB com asfalto, meio fio, calçamento. Então, é investimento do município também que a gente percebe com a execução dessa obra e o resultado chega pra cada um de vocês”, concluiu.

Da mesma forma, o prefeito reforçou que, para que o programa acontecesse, gestão investiu primeiro em levar infraestrutura para os loteamentos sociais de Quirinópolis e tem viabilizado uma série de outros programas habitacionais para a cidade que, somados, ao final vão resultar em cerca de 500 casas entregues à população. “Um mandato, 100% dos bairros de Quirinópolis asfaltados, entregando 500 casas, isso mostra o compromisso que Anderson de Paula tem com a habitação deste município”, declarou, apresentando o plano habitacional da gestão.

 

Sorteio é auditável. Uma visita social ainda vai acontecer nas próximas semanas para verificação dos dados dos contemplados I Foto: Karine Araújo

Uma nova página na história da habitação em Quirinópolis

O evento marcou não só uma nova etapa na vida dos sorteados, mas representou um recomeço na história das políticas habitacionais em Quirinópolis. Isso porque, todo o processo é estruturado tendo em vista a transparência e o interesse que o benefício chegue, de fato, a quem necessita.

Assim uma série de medidas foram adotadas, desde o cadastramento feito de forma online e aberta a todas as pessoas que se enquadrarem nos critérios previstos no edital, o sorteio ao vivo, transmitido pelas redes sociais e também com a presença da população, até a visitas de assistentes sociais do município que, nos próximos dias, vão de casa em casa dos sorteados para fazerem o relatório social das famílias, para que só então seja feita a entrega das chaves.

“Quanto orgulho eu tenho, meu povo, por ver essa transparência na entrega dessas casas. Eu não lembro de uma entrega de benefícios assim, onde não precisa ter cor partidária, não precisa ser parente de político”, afirmou o prefeito. “Estamos aqui para entregar políticas públicas que realmente mudam a vida das pessoas”, finalizou Anderson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui