O Estado de Goiás vai receber três novas unidades de Institutos Federais nos municípios de Porangatu, Quirinópolis e Cavalcante. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira, 11, um decreto que cria oficialmente as unidades em Goiás, além de outras 97 em todo o País.
Os recursos já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo qual o governo vai investir nas obras R$ 3,9 bilhões.
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior, os cursos são gratuitos. Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008.
Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.
QUIRINÓPOLIS:
Na cidade de Quirinópolis o prédio onde o Instituto Federal de Educação será instalando já está construído, devendo apenas passar por uma reforma. O prédio foi construído para funcionar como centro de recuperação para dependentes químicos (CREDEQ). O Prefeito Anderson de Paula, desde o início de seu mandando vem buscando dar uma destinação ao prédio, até então sem uso, depois de várias reuniões em Goiânia e Brasília e muito esforço por parte do executivo municipal, agora Quirinópolis foi contemplada com uma sede do Instituto Federal, consolidando cada vez mais a cidade como pólo em educação.