O HDT, em Goiânia, que é referência nos tratamentos de picadas de cobras, animais peçonhentos, escorpiônicos e insetos, alerta para a maior incidência dos acidentes. Em pouco mais de um ano, a unidade atendeu 1.671 acidentes com animais peçonhentos. Em Rio Verde houve um acidente essa semana.

O soro contra picadas de animais peçonhentos está disponível apenas nas unidades públicas. O HDT é referência para soroterapia de acidentes por animais peçonhentos, ofídicos e escorpiônicos na capital e nos demais municípios de Goiás.

O médico infectologista e coordenador das Enfermarias do HDT, Luiz Felipe Sales orienta em como reagir em casa situação. Em caso de picada por animal peçonhento, é recomendado higienizar o local com água e sabão, manter o local afetado, se possível, elevado e procurar atendimento para que o médico avalie a indicação do soro.

“Não é recomendado tentar matar o animal para levar ao serviço, pelo risco de novo acidente. Também não é indicado torniquete ou sucção local”, pontua. Os acidentes com cobras ou escorpiões têm uma maior incidência nas épocas de calor e chuva. O atendimento médico e a soroterapia específicos e precoces são pontos chave para evitar complicações e até morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui