Acompanhando a mobilização do governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), os municípios goianos estão realizando diversas ações para combater em seus territórios, a dengue e outras arboviroses, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Na semana passada, Uirapuru, São Luiz do Norte, Ceres, São João D’Aliança, Goianésia, Ouvidor, Acreúna, Britânia, Orizona, Turvelância, Itajá, Santa Helena, Araçu, Jussara, Palmelo, Jaraguá, Crixás, Rialma e Bonfinópolis declararam guerra contra os focos do mosquito.

Combate à dengue

A diretora da Macrorregional Sudoeste da SES-GO Anna Otília, em Rio Verde, afirma que é necessária uma mudança cultural em toda a comunidade para que as ações contra o Aedes aegypti tenham resultados efetivos.

“Infelizmente, ainda vemos muito descaso com os imóveis. É preciso muita persistência para educar a população, manter a limpeza em cada casa, para que realmente o mosquito não consiga se reproduzir”, destaca.

Nos municípios, foram realizadas ações de limpeza de lotes vazios, remoção de pneus e outros objetos propícios para acumular água parada. Em São Luiz do Norte, por exemplo, o município começou a semana realizando manejo ambiental e conscientizando moradores.

“Estamos entregando folhetos informativos e recolhendo objetos que podem acumular água parada, com o apoio dos agentes de saúde e da prefeitura”, afirmou a coordenadora da Regional São Patrício 1, Marília Batista Hassel.

Entendendo que a responsabilidade de combater a dengue não é só do prefeito, mas de todas as gestões, o governador Ronaldo Caiado lançou, em janeiro, o Gabinete de Combate à Dengue.

A estrutura deve monitorar diariamente casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya. A iniciativa já estava disponível para localidades de alto risco e agora abrange todo o Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui