A Área de Preservação Ambiental (APA) do Encanto, em Baliza, na divisa de Goiás com Mato Grosso, perdeu mais de 57% da reserva no incêndio deste mês. A área, com quase 8 mil hectares, abriga mais de 70 cachoeiras e piscinas naturais. Equipes da Força de Tarefa da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás trabalharam no combate às chamas.
Além de uma rica biodiversidade vegetal e animal, a região fica às margens do Rio Araguaia. O incêndio foi identificado pelo Corpo de Bombeiro que iniciou as ações com equipes de Iporá. O trabalho foi desafiador, aponta a corporação. “Condições desfavoráveis como baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e ventos fortes” dificultaram o trabalho.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) enviou a Brigada Aliança da Terra para auxiliar na operação. Apesar dos esforços iniciais conseguir diminuir o avanço das chamas, a topografia acidentada da região exigiu uma força tarefa maior.
Equipe especializada em incêndios florestais do CBMGO se juntaram ao grupo que, em 14 de setembro, totalizava 20 pessoas. Fiscais da Semad ajudavam ainda na orientação da população para evitar queimadas controladas nas proximidades da reserva.
Os focos de incêndio foram controlados no dia 18 de setembro, mas as equipes permaneceram até o dia 19 para garantir que novos focos se retornassem.
Incêndios recorrentes
De acordo com o Corpo de Bombeiros, esse foi o terceiro incêndio significativo a atingir a APA desde 2017. A reserva do Encanto reserva recorrentes ameaças de incêndios florestais, em parte devido à sua extensa área contínua, terreno acidentado e acesso difícil.
A proximidade de assentamentos e propriedades rurais contribui para a entrada dos incêndios na reserva, aponta o CBMGO.