Projeto inclui reconstrução e duplicação de parte da GO-210, em Rio Verde. Técnica de pavimentação é adotada nos Estados Unidos, países europeus e China

Goiás será o primeiro estado do Centro-Oeste a ter uma rodovia em pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais modernas do mundo. O perímetro urbano da GO-210, em Rio Verde, será substituído nos dois sentidos por via duplicada com concreto, a durabilidade é superior a 20 anos. A infraestrutura é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China.

A expansão e qualificação da infraestrutura viária garante o tráfego seguro e rápido de cargas pesadas em uma região estratégica do estado, reconhecida nacionalmente pela alta produtividade de grãos. O trecho em pavimento rígido vai garantir ainda a economia de recursos públicos, tanto na construção quanto na manutenção.

Padrão internacional
A execução é de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com investimento superior a R$ 60 milhões do Fundeinfra. A empresa contratada iniciará a mobilização, com a implantação de canteiro e contratação de trabalhadores. Posteriormente, serão iniciados o levantamento topográfico e os serviços de limpeza, implantação de dispositivos de drenagem e obras de terraplanagem, seguindo os padrões internacionais.

O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista será aproveitado com o uso de placas de concreto de Cimento Portland (PCS), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Além disso, o pavimento possui maior atrito com os pneus, favorecendo ações de frenagem.

O primeiro trecho a receber o pavimento rígido terá 6,5 quilômetros. O Governo de Goiás vai adotar o modelo de pavimentação em outras regiões do estado.

Foto: Secom

Legenda:
Goiás será o primeiro estado do Centro-Oeste a ter uma rodovia em pavimento rígido. O material asfáltico pré-existente será aproveitado com o uso de placas de concreto de cimento

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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