Goiás tem 100% de cobertura 4G e Goiânia já possui cobertura do sinal 5G em todos os 641 bairros da cidade. Os resultados foram apresentados ao governador Ronaldo Caiado (UB) e ao secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, em reunião com diretores da operadora TIM.
A diretora de vendas da empresa de telefonia, Graciela Berlezi, falou ao Jornal Opção, que Aparecida de Goiânia tem cerca de 90% de cobertura do 5G e que o principal objetivo em Goiás é expandir a cobertura do sinal e que cinco cidades são prioridades. “Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis. Essas cidades concentram cerca de 1/3 da população goiana, e três são muito importantes para o roteiro turístico no estado. A expectativa é que a tecnologia esteja disponível em mais 20 municípios do estado”, afirmou a diretora.
De acordo com os executivos, a principal diferença entre os tipos de internet estão vinculados à aplicação. Quando se trabalha com uma grande quantidade de informações ou arquivos grandes e pesados, a rede 5G é recomendada devido à velocidade de resposta do sistema, que é cerca de 10 vezes superior.
Streaming de vídeos de alta qualidade, automatização de empresas e industrias, telemedicina, carros autônomos, são aplicações que demandam uma grande quantidade de dados carregados por segundo. Para essas atividades, o 5G é necessário.
“A tecnologia 5G continua evoluindo, ainda não alcançou seu potencial máximo. E o 6G já vem como uma evolução, existiram alguns lançamentos na China também, mas são protótipos, que podem tornar esse processo ainda mais rápido”, disse o diretor de rede da empresa, Anderson Machado.
Inovação
O sinal 6G já é uma realidade e está em avançada fase de pesquisas para otimizar o uso e possibilitar a comercialização do sinal. Em fevereiro foi apresentado um protótipo em uma feira de telecomunicações em Barcelona, na Espanha, com o novo sinal.
No Brasil, já ocorreu um teste com o 6G, no Rio de Janeiro, e o resultado foi promissor. Segundo especialistas a velocidade de download atingiu velocidade de 11,6 Gbps (gigabits por segundo), 30 vezes superior ao atual 5G.