Goiânia e outras 15 cidades goianas estão com surto de diarreia aguda, informou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, a secretaria monitora os casos da doença e realiza ações de controle do surto.

Inicialmente, a SES informou que 12 cidades estavam em surto. Nesta terça-feira (20), a secretaria acrescentou mais quatro cidades à lista e informou que, até o momento, 3.041 casos de diarreia aguda foram notificados. A principal suspeita é de contaminação da água e por rotavírus.

Nas investigações que fizemos nós identificamos, nas amostras das pessoas doentes e de água, vírus e bactérias. Em alguns casos foram encontrados rotavírus, que é comum nessa época do ano, bactérias da água, então podem estar acontecendo os dois tipos de contaminação”, disse Flúvia.

Segundo a SES, os casos começaram a ser registrados em junho de 2024 em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. Campos Belos continua tendo o maior número de casos, mas, de acordo com a pasta, a cidade já começou a apresentar queda de 30,4% nas notificações.

No caso da bactéria, use água tratada e, se não tiver, ferva a água, filtre ou use hipoclorito de sódio, o que ajuda a desinfectar a água, e lave bem os alimentos. No caso do vírus, se seu filho está doente, não leva para escola ou creche para evitar a transmissão para os outros”, indicou Flúvia.

Confira a lista dos municípios que estão em surto de diarreia aguda em Goiás:

  1. Campos Belos
  2. Cavalcante
  3. Monte Alegre de Goiás
  4. São Miguel do Araguaia
  5. Nova Crixás
  6. Aruanã
  7. Britânia
  8. Cachoeira Alta
  9. Goiatuba
  10. Caturaí
  11. Caldas Novas
  12. Porangatu
  13. Goiânia
  14. Inhumas
  15. Trindade
  16. Firminópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui