A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/GO) deflagrou hoje (10/10) a Operação Suricato, com o fim de coibir o tráfico interestadual de cocaína e maconha.
Policiais Federais, Civis, Militares, Rodoviários Federais e Penais cumprem 5 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Aragarças/GO, sendo 2 mandados de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Goiânia/GO, Aparecida de Goiânia/GO e Recife/PE.
As investigações tiveram início em agosto de 2023, após a prisão em flagrante de uma pessoa transportava cocaína e maconha de Porto Velho/RO a Goiânia/GO. A partir dessa prisão, foi possível identificar outros envolvidos que funcionavam como “batedores” da droga, além de possíveis beneficiários do ilícito.
Os crimes sob apuração são os de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
O nome da operação faz referência aos Suricatos, que são mamíferos que vivem em grupos chamados de “gangues” e têm um sistema de vigilância muito eficaz. Alguns, inclusive, ficam de guarda para alertar o grupo sobre a aproximação de predadores. Essa cooperação na vigilância ajuda a aumentar as chances de sobrevivência do grupo como um todo.
A FICCO/GO, coordenada pela Polícia Federal e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), se baseia no modelo cooperativo, onde trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, com foco na prevenção e repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.