A Embrapa Arroz e Feijão anunciou uma nova variedade de arroz que pode deixar o estado de Goiás autossuficiente e até exportador do grão. O novo tipo tem alto potencial de produção e há produtores investindo no cultivo e comercializando o novo cultivar para grande indústrias locais, que aprovaram a qualidade do produto.

Chamado tecnicamente de BRS A502, a estimativa da empresa é que Goiás tenha 300 mil hectares de disponíveis para o cultivo do arroz, criando também 10 mil postos de trabalho no campo e na indústria, gerando aproximadamente R$ 10 bilhões de reais em receita bruta e nove toneladas por hectare. Vale lembrar que na última safra, o estado produziu 85,5 mil toneladas da variedade, se posicionando em 11º lugar no ranking nacional.

A nova cultivar foi lançada em 2020 e para o pesquisador da área de Genética e Melhoramento da Embrapa Arroz e Feijão, Adriano Pereira de Castro, a espécie foi produzida em duas safras comerciais, visando o de 10% a 12% do mercado. “A ideia é ir arrumando aos poucos. Mas o quarto ou quinto, geralmente, são o pico de qualquer cultivar, até que ela entra em declínio e uma nova variedade seja lançada”, afirma especialista ao O Popular.

A introdução do arroz BRS A502 também deve gerar economia de 10 milhões de litros de biodiesel e reduzir em 32,6 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO2). Atualmente, 85% do arroz brasileiro é produzido nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que teve recentemente problemas com a chuva em excesso e falta de chuva, o que deve impactar a oferta interna.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui