A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou médicos de destaque em Goiás, em sessão solene na noite dessa quarta-feira, 18, com entrega da Comenda Nabyh Salum. O evento foi realizado pela Comissão de Saúde da Casa, que tem como presidente o deputado Gustavo Sebba (PSDB), em parceria com o deputado José Machado (PSBD).

A sessão foi conduzida, inicialmente, pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), que teve ao seu lado na mesa dos trabalhos: os deputados e também médicos José Machado e Gustavo Sebba, propositores da solenidade, Jamil Calife (PP), Dr. George Moraes (PDT), Lucas do Vale (MDB), Cairo Salim (PSD) e Júlio Pina (Solidariedade), cujas esposas são médicas, e Amauri Ribeiro (UB).

Ainda compuseram a mesa, os ex-deputados e ex-presidentes da Casa Hélio de Sousa (PSDB) e Jardel Sebba (PSDB) e o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, no ato representando o Tribunal de Justiça de Goiás. O ato foi prestigiado pelos prefeitos de Rio Verde, Paulo do Vale (UB), de Santa Helena, João Alberto Rodrigues (Patriotas), e de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP). Várias outras autoridades também se fizeram presentes.

Ao fim das apresentações iniciais, Bruno Peixoto sugeriu que os colegas médicos se revezassem na presidência dos trabalhos. O primeiro a assumir a condução da mesa foi George Morais, que concedeu a palavra a Gustavo Sebba, para proferir seu discurso. O tucano cumprimentou Helio de Sousa, propositor da instituição da comenda, começando o movimento de homenagem à categoria. Segundo ele, a Comenda Nabyh Salum se tornou a maior honraria concedida aos profissionais médicos do Estado.

Exemplos

Sebba afirmou que o que motivou a seguir a carreira foi, principalmente, o exemplo do pai, cuja atuação ficou marcada desde sua infância. Mas além disso, o sentimento de preservação da vida a todo custo, que ele afirmou que acredita compartilhar com todos os colegas, também o moveu.

Para o tucano, a atuação do médico em muito se aproxima à do político. “A profissão do médico é salvar vidas, ou aliviar sofrimentos quando não é possível salvar vidas. O gestor público tem de resolver os problemas dos municípios, das cidades, do estado, e quando não possível resolver, amenizar o sofrimento das pessoas. Essa é a função do médico e essa é a nossa função como parlamentares”, sublinhou.

O parlamentar lembrou da trajetória do médico que deu nome à homenagem, que expressa o peso que os médicos têm para a sociedade. “De tantos honrados médicos goianos, o mineiro Nabyh Salum, aqui radicado, personifica, com muito louvor, a figura do médico de excelência, engajado na valorização da categoria. Humildemente afirmo que estamos muito bem representados pelo seu nome nessa comenda. Mas a honraria dessa noite é muito mais que uma homenagem. Ela é um convite para que sigamos lutando por uma medicina comprometida com a saúde, com o bem-estar de todos.”

O deputado José Machado afirmou que a homenagem oferecida não é só pela data, mas também pelo compromisso e dedicação à saúde e ao bem-estar da população. Ele pontuou que se sentia extremamente orgulhoso por fazer a entrega da Comenda Nabyh Salum aos colegas  que demonstram comprometimento e coragem na missão de cuidar do ser humano.

Inspiração

Machado ressaltou a história de Helio de Sousa como médico e como parlamentar. Segundo ele, o ex-deputado é uma inspiração, tendo sido um médico exemplar e, através da vida pública ampliou ainda mais o impacto de sua ação em Goiás. Ele lembrou dos riscos a que os profissionais médicos se expõem na sua atividade profissional, para proteger vidas alheias.

O tucano enalteceu os colegas que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros. “Não tenho dúvidas de que escolhi a profissão certa. E gostaria de expressar meus agradecimentos aos doutores Edmar, de Pirenópolis, Rivaldo Rego, de Ceres, Abdon, de Goianésia, médicos humanistas e que são verdadeiros símbolos de cuidados nas suas cidades. São médicos que dedicam suas vidas ao bem-estar das pessoas, que realmente conhecem e cuidam de todas as famílias as quais atendem.”

Também falaram na tribuna os deputados Dr. George Morais, Lucas do Vale e Júlio Pina.

Na sequência da solenidade, Helio de Sousa recebeu a Comenda Nabyh Salum e, em seguida, discursou em nome dos homenageados. Ele contou como foi que surgiu a ideia de criação da honraria. Segundo narrou, em 2017, ele foi procurado pela diretoria da Associação Médica de Goiás, para que fosse feita uma homenagem Salum, falecido no ano anterior.

A partir daí ele foi estudar o currículo do colega médico, que foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Ao ter conhecimento da grandeza da atuação de Nabyh Salum, como médico, defensor da categoria, e, acima de tudo, segundo Sousa, um visionário, percebeu que fazer uma única homenagem seria muito pouco.

Foi então que veio a ideia de criação da comenda, que levaria o nome do médico. “Quando a gente vê aqui aqueles que estão sendo agraciados, a gente vê que cada um, dentro do seu espaço, deu exemplos de que ser médico não é fazer, simplesmente, o tratamento da saúde. Se tem uma qualidade que eu acho que é própria do médico, assim como o pastor, o padre tem fé, o médico tem uma qualidade que eu mais admiro: que é ser humano. E todos que estão aqui, eu tenho certeza, que foram enxergados porque são humanos, têm o caráter humanitário de fazer o melhor”, afirmou.

Após a fala do criador da honraria, os outros 30 médicos receberam a Comenda Nabyh Salum.

Quem foi Nabyh Salum

O médico Nabyh Salum nasceu em Minas Gerais, mas construiu sua carreira em Goiás, sendo um dos médicos mais importantes do Estado. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), além de ter estado à frente da implantação da cooperativa Unimed, no Estado, e participado da construção da Associação Médica de Goiás (AMG), instituição da qual foi presidente por oito mandatos.

Nabyh Salum faleceu aos 83 anos, no dia 30 de novembro de 2016.

O Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, é uma data de origem cristã, que homenageia São Lucas, considerado o patrono e protetor dos médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui