Cristalina continua avançando com programas inovadores e foco no cidadão

Inovação em processos, boas práticas e gestão eficiente para o desenvolvimento econômico destacam Cristalina como um município de sucesso. As ações implementadas para melhoria da qualidade de vida da população são constantes, como o briqueteamento. Desta vez, o benefício chegou à Avenida C, no bairro Cristal.

“Já estamos no penúltimo mês do ano e a cada dia vai-se cumprindo o compromisso público de que em 2023 o trabalho de pavimentação não sairia do bairro em hipótese alguma. Palavra dada, palavra cumprida”, disse o prefeito Daniel Sabino Vaz, o Daniel do Sindicato.

O município também se destaca no esporte. Os atletas Leonardo Rodrigues de Afonseca e Karla Rodrigues sagraram-se campeões mundiais em levantamento de peso em competição realizada em Itanhaém-SP.

O casal campeão, que teve apoio da prefeitura, foi recebido por Daniel e pelo secretário municipal de Esportes, Pablo Magela, oportunidade em que apresentaram suas medalhas e falaram da satisfação de representarem a cidade e da paixão que nutrem pelo esporte.

Eles disputaram o campeonato com atletas de diversos países, sendo que Karla foi, inclusive, recordista mundial, levantando 417,5 kg no total, e 182,5 em agachamento. Já o campeão Leonardo levantou 800 kg, no total.

O gestor Daniel do Sindicato, que tem como uma de suas características apoiar esportes coletivos e individuais, cumprimentou o casal e disse ser um orgulho para Cristalina a vitória que eles alcançaram.

Mais um ato importante da atual administração foi a assinatura de convênios com o Grupo Sobresp e Colégio Maria Montessori. O ato foi realizado no gabinete do prefeito com a presença do vereador Marcelo Enfermeiro e do advogado Marcus Vinícius Gonzatti, que representou o Grupo Sobresp (antiga Facec) e o Colégio Maria Montessori.

Os convênios visam abrir as estruturas do município para que os futuros profissionais de psicologia, enfermagem, estética e cosméticos e técnicos em enfermagem possam fazer seus estágios em Cristalina, com o suporte do grupo Sobresp e ajuda da administração pública.

Durante a reunião foi destacado que as novas instalações e os modernos equipamentos do Hospital Municipal Chaud Salles, somados à estrutura que foi montada na UPA nos últimos anos, permitem o acompanhamento da jornada dos estudantes, proporcionando desenvolvimento e preparo para que ingressem no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos.

O Dr. Marcus Vinícius agradeceu pela parceria e ressaltou que o compromisso com a sociedade se renova a cada dia.

No encontro ainda foi dado start para a criação do núcleo de prática jurídica e do núcleo de atendimento psicológico, com a finalidade de colocar os acadêmicos à disposição da comunidade, com a prestação de serviços que eles podem oferecer.

Por fim, com a participação do vereador Marcelo da Saúde, que tem sua base eleitoral no distrito de Campos Lindos, foi discutida a viabilidade do Grupo Sobresp levar alguns cursos superiores para o distrito. Ficou acertado que será feito um estudo da demanda local para ver quais as reais possibilidades de Campos Lindos ter a sua primeira faculdade.

Em reunião com enfermeiros de Cristalina, a Secretaria Municipal Saúde apresentou aos profissionais o valor dos repasses realizados pelo Ministério da Saúde ao município. Foi explicado pelo secretário Maycon Douglas Santana e pelo diretor da UPA, Dr. Ednardo Gonçalves Ribeiro, que o dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde é insuficiente para o pagamento dos enfermeiros, que tem o piso fixado pelo governo federal em R$ 4.750,00. Porém, ainda foi informado que o prefeito Daniel, depois de estabelecer diálogo com interlocutores da classe, como os vereadores Marcelo Enfermeiro e Jean Eustáquio, que foi secretário de Saúde, decidiu que fará um grande esforço para garantir o complemento de R$ 280.000, valor que será retirado dos cofres da prefeitura, para que o pagamento do piso seja efetuado aos enfermeiros de forma integral. Ou seja, a lei será cumprida em Cristalina, mesmo sem o governo federal ter mandado a totalidade dos recursos.

Aquisição do Aparelho de Tomografia

Na área da saúde, outra boa notícia é que o tomógrafo adquirido pela Prefeitura já está em Cristalina. O equipamento da marca Siemens, 33 canais, será utilizado para realização de tomografia computadorizada com e sem contraste em diversos segmentos do corpo.

Com capacidade de até 50 tomografias a cada 12 horas, dependendo do grau de dependência do paciente, o tomógrafo será o único em uma unidade pública de saúde dentre as cidades do Entorno Sul de Brasília. Então, Cristalina, além de ser o único município com maternidade pública municipal na região, agora também iguala o feito com o novo equipamento, que será entregue à população no mês de dezembro.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu, de forma extraordinária, na Academia de Saúde da Praça da Liberdade, com a finalidade de emitir o Certificado de Vacinação para os alunos de 0 a 18 anos de idade que irão se matricular na rede pública de ensino. O procedimento é para cumprir a lei estadual 22.243, na qual ficou estabelecido que a matrícula ou sua renovação para o ano letivo de 2024 só poderá ser feita mediante apresentação do certificado de vacinação.

Cresol

Como o prefeito Daniel do Sindicato incentiva a vinda de novas empresas para o município, ele recebeu, em seu gabinete, o superintendente regional da Cresol, Jeferson Rocha, e as gerentes do Agro e de Agências, Keila Issi e Nélia Braz.

A Cresol, que é uma cooperativa de crédito, vai montar inicialmente um escritório e se instalará como agência definitiva o mais breve possível, haja vista que as tratativas para o local que abrigará a instituição de crédito já estarem em andamento.

Com metas ousadas de crescimento em Goiás, a Cresol recebeu as boas-vindas do prefeito, que apresentou as credenciais de Cristalina, 1º PIB agropecuário de Goiás e 7º do Brasil.

Projeto Quartzo

O Instituto Federal Goiano, Campus Cristalina, em parceria com a Universidade Federal de Catalão, realizou o lançamento do Projeto Quartzo Cristalina. O professor André Carlos Silva, da UFCat, explicou o projeto, revelando sobre as pedras, crenças, valores e como elas devem ser trabalhadas para gerar o desenvolvimento, oportunidades e fazer a economia movimentar.

O objetivo do projeto é trabalhar o desenvolvimento da cadeia de valor para o quartzo de Cristalina, como mineral estratégico para a produção de painéis solares.

Os fazedores de cultura que desejam apoio para o seu trabalho ficaram atentos à oportunidade e se inscreveram ao incentivo através da Lei Paulo Gustavo. Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Plano de Carreira dos Servidores

E o prefeito Daniel realizou reunião com o SindCristalina, ocasião solicitada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Geraldo Leite, para discutir demandas referentes à carreira do servidor municipal, como piso nacional dos professores e da enfermagem, além de reposição salarial para os demais servidores.

Na pauta também constou a reivindicação de uma área para a construção da sede própria do sindicato.

Cidade Iluminada

Cristalina, a bela e aconchegante cidade das oportunidades, já está iluminada para o Natal. E com as cores e as luzes que trazem encanto para nossos olhos e alegria para nossos corações, entendemos que este é o momento perfeito para olharmos para trás e agradecer a Deus pelo que Ele nos permitiu viver e realizar até aqui.

Trânsito passará por adequações

A Superintendência Municipal de Trânsito- SMTCris informa que está realizando adequações na Rua Floresta, haja vista que, na semana passada, a mesma sofreu mudanças no seu sentido de circulação. A adequação consiste em permitir que quem esteja circulando na Rua João Aguiar, na retaguarda do cemitério, possa fazer um pequeno deslocamento na Rua Floresta, descendo sentido centro até acessar novamente a Rua João Aguiar, próxima à loja de doces e embalagens do André. Vale ressaltar que a partir deste ponto, a Rua Floresta volta a ter sentido único, sendo contramão para quem pretende ir em direção ao bairro Cristalina Velha.

O objetivo é fazer com que quem estiver nas proximidades do Cemitério Jardim da Saudade consiga ter acesso às ruas do centro, com segurança e sem maiores transtornos, garantindo a funcionalidade do Plano de Mobilidade Urbana.

Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Cristalina

/**/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui