A Cidade de Goiás está em alerta pelas fortes chuvas que têm atingido o município desde a madrugada de terça-feira (20). O Rio Vermelho, que atravessa a cidade, transbordou, potencializando o risco de enchentes e prejuízos aos prédios históricos (veja fotos abaixo). Por isso, a prefeitura tem realizado ações preventivas.

Um vídeo feito por um drone do Corpo de Bombeiros registrou a força da água do rio na manhã desta quarta-feira (21). As imagens impressionam, já que a forte correnteza passa perto de cartões postais da cidade, como a Casa de Cora Coralina e a Cruz do Anhanguera.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), choveu o equivalente a 15 dias somente nas últimas 24 horas. A previsão é de mais chuva ao longo do dia, com variação de nebulosidade e sol.

“Toda vez que esse rio enche assusta a gente, porque de repente ele sobe. Quando você menos espera, ele enche. A água já está entrando na casa da vizinha, vai entrar aqui em casa de novo”, diz a comerciante Mara Veiga, que mora às margens do Rio Vermelho.

Prédios evacuados e ruas isoladas

Para evitar qualquer acidente ou prejuízo, a Prefeitura de Goiás, juntamente com órgãos como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, começaram a tomar algumas medidas preventivas. O prédio da prefeitura, por exemplo, foi evacuado, pois fica próximo ao Rio Vermelho.

Os bombeiros informaram que algumas avenidas e ruas da cidade também precisaram ser isoladas para evitar que veículos e pedestres transitem e corram riscos, caso o rio volte a transbordar.

“Nós estamos atuando na prevenção. O rio ainda está em níveis altos, mas já reduziu um pouco. Estamos orientando a população para que tome os devidos cuidados, não se aproxime das margens e também não fique circulando com veículos próximos aos locais isolados pelos bombeiros”, pediu o tenente Higor Souza Eller.

Todo o acervo do museu Casa de Cora Coralina foi transferido para o prédio do Museu Frei Confaloni, que fica ao lado da Igreja do Rosário, a uns 50 metros do rio. Caso ele transborde, não corre risco de chegar até o local. A Prefeitura garante que nenhuma obra ficou danificada.

O prefeito de Goiás, Aderson Gouvea, explicou em um vídeo publicado nas redes sociais que o governador Ronaldo Caiado enviou o secretário estadual de saúde para auxiliar no plano emergencial preventivo da cidade.

Com isso, pacientes que estavam internados no Hospital São Pedro, o mais antigo do estado e também localizado às margens do Rio Vermelho, foram retirados por ambulâncias durante a noite de terça (20) e transferidos para outras unidades de saúde, em cidades vizinhas.

“Foi um dia de muita preocupação. Nós temos na memória o ano de 2001, em que houve uma grande cheia que causou vários prejuízos na cidade. Por isso o governador do estado encaminhou o secretário Rasível dos Reis para nos dar uma atenção e ajudar a gente”, explicou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui