O Poder Executivo vetou de forma parcial, por recomendação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), o projeto nº 4480/23, que institui a Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas redes de ensino pública e privada de Goiás, que deve acontecer durante uma semana no mês de março de cada ano, a qual deve contar com a realização de eventos, seminários, palestras, oficinas, dentre outras ações, a serem realizadas nas instituições de ensino públicas e privadas de Goiás. A proposta tramitou na Assembleia Legislativa de Goiás com o nº 1126/23 e foi proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB).
Segundo o texto, a campanha tem como objetivo, incentivar a participação de jovens estudantes de 16 a 18 anos para o alistamento eleitoral e o voto consciente, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.
O veto extingue o artigo 3 da proposta, que trata de desenvolver palestra, debates, seminários, oficinas, matérias didáticas, produção de vídeos educativos, entre outras formas de interação. Conforme a Seduc, já existem, medidas semelhantes e eficazes adotadas pela secretaria para incentivar o voto entre jovens de 16 a 18 anos.