O calor que atinge Goiás há varias semanas deve amenizar a partir do próximo final de semana, segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). O território goiano também deverá ser palco de chuvas mais intensas. Prognóstico é de temperaturas mais amenas, diferentemente do que a população tem enfrentando no período de onda de calor, que foi registrado ao menos 8 vezes nas cidades goianas neste ano.
Apesar de a previsão apontar temperaturas mais amenas para o final de semana, Goiás segue em estado de alerta em razão do calor até a próxima sexta-feira (17). O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Ao Mais Goiás, o gerente do Cimehgo, André Amorim, ressalta que o intenso calor das últimas semana é considerado atípico. “Tivemos uma onda de calor, que formou um bloqueio atmosférico. Isso dificultou a entrada de frentes frias no Brasil Central, mas o final de semana deverá ser marcado por chuvas”, destacou.
Em razão das ondas de calor que atingiram Goiás, os termômetros chegaram a marcar mais de 40ºC nos municípios goianos. Em Goiânia, por exemplo, foi registrada a maior temperatura para o mês de novembro desde que ocorrem as medições: 39ºC na última terça-feira (14).
“Foi a temperatura mais alta desde que fazem as medições em Goiânia. Então, temos a comparação para o mês de novembro, nos últimos 62 anos.”, disse André Amorim.
Segundo ele, fora do Centro e da influência da ilha de calor, as temperaturas foram mais baixas, apesar de ainda elevadas. Na região do autódromo, por exemplo, foram 36,9ºC.