O governador Ronaldo Caiado defendeu a sustentabilidade da agricultura brasileira em sua participação no XII Fórum de Lisboa. No evento, realizado nesta quarta-feira (26/6), na Faculdade de Lisboa, Caiado destacou que “nenhum país possui uma agricultura mais sustentável que o Brasil”, assegurando aos consumidores globais a origem e qualidade dos alimentos produzidos no país.
No painel “Agronegócio na Economia Global”, Caiado abordou a competitividade do agronegócio brasileiro e sua busca por produtividade em harmonia com o meio ambiente. Ele destacou a autonomia dos países na definição de padrões de desenvolvimento sustentável, criticando tentativas externas de impor parâmetros de sustentabilidade, especialmente pela União Europeia.
“Temos o código florestal mais rigoroso do mundo”, disse Caiado. Ele defendeu a necessidade de mais subsídios governamentais ao setor agrícola, comparáveis aos existentes na Europa, para garantir a segurança necessária aos produtores rurais ao investirem na ampliação da produção. O governador reivindicou um seguro agrícola que apoie os produtores frente aos riscos envolvidos na atividade. O XII Fórum de Lisboa, que continua até sexta-feira (28), tem como tema central “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”.