O estudante responsável pelo tiroteio ocorrido na Escola Estadual Sapopemba, localizada na zona leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 23, confessou à polícia que aprendeu a atirar com armas por meio de tutoriais no YouTube.
O adolescente de 16 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) após adentrar a escola armado e abrir fogo contra os estudantes, resultando na morte de uma aluna e no ferimento de outras duas. Um terceiro aluno se machucou enquanto tentava escapar.
A informação é do jornal Folha de S. Paulo, que também disse que, em uma conversa do estudante na plataforma Discord, ele alega que sua motivação para cometer o crime era “se sentir poderoso.”
Plataformas como o Discord têm se tornado locais propícios a comportamentos inadequados, incluindo abusos sexuais e agressões envolvendo jovens.
Segundo informações policiais, o estudante atirador passou o fim de semana na casa de seu pai em Santo André, na Grande São Paulo, onde conseguiu um revólver calibre 38 que foi usado no ataque. A arma estava escondida entre os colchões, juntamente com as munições, que estavam em outro cômodo. O adolescente vasculhou a residência em busca dos objetos.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que o atirador entrou em uma sala de aula cheia de alunos e efetuou disparos, causando pânico e fazendo com que os estudantes deixassem o recinto em meio à confusão. Uma das alunas feridas, Giovanna Bezerra, 17 anos, levou um tiro na cabeça e morreu.
As outras duas vítimas feridas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro do Hospital Sapopemba, com uma delas já tendo recebido alta. O terceiro estudante, que se feriu ao fugir, também foi atendido e liberado.