O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), acompanhado por engenheiros, condenou a atual estrutura do Cavalhódromo de Pirenópolis e prometeu uma obra que “seja compatível” com a tradição do local. É lá onde ocorrem anualmente as Cavalhadas – que retrata a disputa entre cristãos e mouros -, e cuja estrutura foi classificada como deteriorada e com sinais de ferrugem, o que pode comprometer a segurança do público.

A comitiva do governo estadual, que visitou a cidade, nesse sábado, 7, contou com a presença do vice-governador Daniel Viela (MDB). Na ocasião, o município comemorava os 296 anos de fundação.

“Vamos derrubar tudo e agora sim fazer uma obra que seja compatível com Pirenópolis, que é uma referência das Cavalhadas não só em Goiás, mas em todo o Brasil”, determinou Caiado. Para tanto, o governo de Goiás irá investir, inicialmente, R$ 30 milhões para execução de um novo projeto.

O novo projeto para Cavalhódromo inclui a construção de três entradas distintas, uma para os cristãos, outra para os mouros e uma terceira para os mascarados. A ideia é transformar o espaço em uma instalação pública versátil, acessível durante todo o ano.

O secretário da Retomada, César Moura, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Hoje a gente trouxe vários pacotes de entrega para cá. Estou muito feliz por estar aqui em todas as entregas”. A secretária de Estado de Cultura (Secult), Yara Nunes, completou: “Cultura não é gasto, é investimento”.

Visita à Igreja Matriz do Rosário

Para trazer de volta o tradicional som dos sinos à cidade, foi realizado um minucioso trabalho de pesquisa e resgate histórico para que os novos sinos fossem os mais fiéis possíveis aos originais. Os objetos pesam de 72 e 295 quilos, respectivamente, e foram banhados em bronze dos sinos originais.

Como católico, Caiado enfatizou a importância de preservar o projeto dos sinos para manter a essência da Igreja. “Não podemos desfigurar a cidade de Pirenópolis. As obras têm que ser construídas dentro do traço arquitetônico que é da cidade”, afirmou.

O prefeito do município, Nivaldo Melo (pP), acentuou a necessidade de se preservar a história, a cultura e a arquitetura de Pirenópolis. “Tenho certeza que todos os pirenopolinos estão muito felizes com mais esse presente no dia do aniversário”, disse.

O pároco local, padre Augusto Gonçalves, abençoou os novos sinos e agradeceu ao governador pela aquisição. “O governador não mediu esforços para que, nesta celebração dos 296 anos de nossa cidade, a igreja recebesse essa grande graça que são esses dois sinos”, celebrou.

Incêndio de 2002

Em 5 de setembro de 2002, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário sofreu danos causados ​por um grande incêndio que levou à fusão dos sinos originais devido ao calor intenso. Quatro anos depois, a igreja foi restaurada e recebeu dois sinos de Minas Gerais, que infelizmente racharam pouco tempo depois.

A nova restauração dos sinos teve início em junho de 2022, após determinação do governador Ronaldo Caiado, durante as comemorações da Festa do Divino Espírito Santo na cidade.

Visita ao Hospital Estadual

Caiado cumpriu agenda também em uma visita ao Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), localizado no centro da cidade. A unidade de Saúde comemorou seu 28º aniversário. A gestão do hospital é feita por uma Organização Social, desde 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui