O Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT) está promovendo nesta quarta-feira (13) a realização de 500 testes rápidos de HIV, em Goiânia. Os exames serão feitos por ordem de chegada e até durarem o estoque de testes.

Os atendimentos serão das 8h às 17h, em tenda montada ao lado do ambulatório da unidade de saúde, no Jardim Bela Vista, em Goiânia. O evento é em alusão ao Dezembro Vermelho, mês internacional de combate à Aids.

Segundo o hospital, para a realização do teste, a coleta do sangue é feita na ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. As pessoas com resultado positivo serão orientadas por uma equipe composta por médicos, psicólogos e enfermeiros sobre o tratamento, seguindo todos os protocolos de sigilo.

No evento, também serão distribuídos preservativos femininos e masculinos, material educativo, além da realização de minipalestras sobre Profilaxia Pós-Expósição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (Pep).

O HDT informou que preservativos femininos e masculinos são disponibilizados gratuitamente para a população durante todo o ano nas unidades básicas de saúde. Além disso, é possível realizar a testagem rápida contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em unidades básicas de saúde.

A prefeitura de Goiânia disse que o município também disponibiliza ainda o autoteste para HIV no Centro de Referência em Diagnóstico Terapêutico (CRDT), que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer outro lugar, o passo a passo é simples e de fácil interpretação. No CRDT, ainda, o paciente também é atendido por uma equipe multiprofissional com psicólogo, enfermagem e serviço social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui