O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado. Com a mudança, a Companhia de Quirinópolis deixa de responder ao Batalhão de Rio Verde, para se tornar o 50º BPM da Polícia Militar do Estado de Goiás. “Isso significará um policiamento mais robusto e eficiente”, destacou o governador, ao fazer o anúncio.
Outras companhias localizadas em Goianira, Goiânia, Jaraguá, Indiara, Santo Antônio do Descoberto e São Miguel do Araguaia também serão transformadas em Batalhões.
A criação de um Batalhão da PM, em Quirinópolis, estava sendo tratada há algum tempo. O então comandante da 12ª CIPM, major Maia, já havia conseguido recursos da ordem de R$ 600 mil, junto ao Poder Judiciário, para construção de uma nova estrutura física para a Polícia Militar (PM), o que dará maior comodidade aos militares e propiciará condições para a transformação da Cia. em BPM.
O atual efetivo da Polícia Militar (PM) em Quirinópolis é bem menor do que há duas décadas, quando a população da cidade era menor. Ou seja, a população aumentou e, consequentemente também os problemas. Na contramão disso, o efetivo foi diminuindo ano a ano. O pouco material humano da Polícia Militar (PM) tem sido suprido com a dedicação de seus integrantes e com a efetiva participação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A transformação da 12ª CIPM em Batalhão certamente resultará em mais policiais para Quirinópolis, o que é uma necessidade premente.