Uma nova onda de calor vai atingir o estado de Goiás e outras regiões do país a partir de 14 de dezembro (quinta-feira), segundo previsão do Climatempo. A expectativa é que as temperaturas fiquem pelo menos 5ºC acima da média em todo território goiano até, no máximo, dia 20 de dezembro . Em algumas regiões, como o sul e oeste do estado, a previsão é que os termômetros alcancem de 40ºC a 42ºC, segundo especialistas.
Segundo o Climatempo, Goiás será fortemente impactado pela nova onda de calor e, por isso, está marcado com um alerta vermelho. Goiânia, por exemplo, pode registrar recordes de calor para um mês de dezembro.
“A previsão é de que a temperatura alcance valores de 40°C a 42°C em alguns locais do sul e oeste de Goiás. No restante do estado, em alguns dias da onda de calor, as temperaturas máximas podem ficar entre 36°C e 39°C”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.
A população estará exposta há dias mais longos e umidade do ar um pouco mais alta, o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos.
Também segundo o Climatempo, apesar da previsão de calor intenso, essa será uma onda de calor com uma duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro. Isso porque, segundo Pegorim, as simulações atmosféricas indicam que do dia 19/12 em diante, a circulação atmosférica sobre o Brasil voltará a mudar. Com isso, uma nova frente fria deve conseguir avançar para ou sudeste do País, estimulando ao aumento de chuva também sobre Goiás e no Centro-Oeste, de forma geral.
A meteorologista afirma também que, durante a onda de calor, as pancadas de chuva sobre Goiás devem ficar mais escassas e devem ocorrer em poucas áreas, mas não param completamente.