O documento assinado pelo prefeito Anderson De Paula no final da tarde desta sexta-feira (08/10), trouxe a flexibilização para a retomada das atividades por parte da classe artística, que foi uma das mais atingidas durante essa pandemia do novo coronavírus, ficando praticamente parados por mais de 1 ano e meio. Segundo o decreto, fica autorizada a realização de eventos sociais e corporativos, na zona urbana ou zona rural do município de Quirinópolis, limitados a ocupação de no máximo 50% (cinquenta por cento) do espaço, obedecidos todos os protocolos de combate à proliferação e contaminação pelo coronavírus, tais como:
a) Cada mesa poderá conter até 06 (seis) cadeiras, desde que, estejam dispostas em duas mesas necessariamente e, mantenha-se a distância de dois metros de cada conjunto destas mesas;
b) Os estabelecimentos, incluindo bares, similares e locais de festas poderão funcionar até às 03 (três) horas, com fechamento do local neste horário.
c) Será permitida a apresentação de show em telões e de show ao vivo, desde que NÃO haja pista de dança e os clientes permaneçam em seus assentos.
§1o. Para a realização de eventos sociais e corporativos em ambientes fechados e abertos, o limite máximo é de 500 (quinhentas) pessoas, desde que, necessariamente, seja respeitada a limitação de 50 % (cinquenta por cento) da capacidade do local.

PONTOS DE TURISMO E LAZER VOLTAM A SER LIBERADOS

O decreto também volta a liberar a utilização e permanência de pessoas em Lagos, Parques públicos e Bosques, desde que respeitado o distanciamento, o uso correto de máscaras, com a observância de todos os protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus.

MULTA PESADA PARA POSITIVADOS QUE DESCUMPRIREM A QUARENTENA OBRIGATÓRIA

Está sujeito à penalidade pecuniária no valor de R$3.000,00 (três mil reais), todo aquele que, diagnosticado com o COVID-19, for abordado em trânsito em qualquer via pública, isto é, além de sansão penal.

O motivo dessas novas flexibilizações, de acordo com o disposto no documento é a atual situação da pandemia da COVID-19, com baixo índice de infecções e de internações, apenas 02 pessoas estão hospitalizadas, pq na UCI e outra na enfermaria do HM, isto é um reflexo altamente positivo do avanço da campanha de vacinação, até o momento em Quirinopólis, segundo o “vacinometro” do dia 07/10/2021, já foram imunizados com a primeira dose 36.753 pessoas e com as duas doses da vacina ou a dose única 22.078 cidadãos.