A Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização de rotina na rodovia federal BR-060, em Rio Verde, ontem, terça-feira (02/03), apreendeu aproximadamente 57 kg de cabelos humanos. Segundo a nota da própria polícia, o material apreendido foi avaliado em R$ 285 mil. A Comunicação da PRF, ainda explica que o cabelo é comumente utilizado em apliques. No mercado nacional, cada quilo é negociado por R$ 5 mil.

Na ocorrência, consta que o produto foi encontrado no compartimento de carga de uma caminhonete, distribuído em sacos plásticos dentro de duas malas de viagens. O veículo era dirigido por um homem de 43 anos, apontado como responsável pelo material e que deverá responder administrativamente por descaminho.

A nota da polícia federal afirma também que ao ser questionado sobre a mercadoria transportada, o responsável pela carga apresentou nota fiscal irregular e prestou informações contraditórias sobre a origem da carga.

Após avaliar o material apreendido, a PRF suspeita que a carga de cabelos seja de origem indiana ou chinesa. A importação só é permitida por empresas devidamente cadastraras pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e na Receita Federal.

O veículo e carga foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal em Goiânia.

(Fonte: Comunicação Setoriral da PRF em Goiás)