De acordo com a DGPP, a transferência tem como propósito assegurar o monitoramento, a segurança, a estabilidade e o controle de todo o sistema prisional goiano neste final de ano
Após a abertura de 1,6 mil novas vagas na região metropolitana da capital no início deste mês, 250 presos foram transferidos de Anápolis para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na manhã desta terça-feira (26/11). A operação, que conta com um forte esquema de segurança, foi realizada pela Diretoria Geral da Polícia Penal (DGPP).
Os 250 detentos, que estavam na Cadeia Municipal de Anápolis, foram encaminhados para as novas celas construídas dentro da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), que fica no Complexo Prisional de Aparecida. De acordo com a DGPP, a transferência tem como propósito assegurar o monitoramento, a segurança, a estabilidade e o controle de todo o sistema prisional goiano neste final de ano.
O processo de transferência dos apenados, afirma a diretoria, foi comunicada ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade de Anápolis e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). “As remoções seguem os trâmites de segurança da DGPP e estão alinhadas com os dispositivos da Lei 19.962/2018, que garante autonomia e independência do órgão estadual de administração penitenciária para gestão de vagas, implantação e movimentação dos encarcerados”, completa a nota encaminhada pela DGPP à imprensa.
As identidades dos presos que foram transferidos não foram reveladas, mas os familiares dos custodiados podem entrar em contato diretamente com a POG, no Complexo Prisional, pelos telefones (62) 3235-4140/4141/4142/4144, ou pelo celular funcional (62) 998179854.