Iniciativa visa promover ações educativas e informativas sobre a piracema, o defeso e a proteção das espécies nos municípios ao redor da UHE São Simão
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a piracema, o período de reprodução dos peixes que ocorre entre novembro e fevereiro, a SPIC Brasil, operadora da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, lança campanha de sensibilização sobre a Piracema 2024/2025.
A iniciativa visa informar e educar a população dos municípios nos arredores do reservatório da UHE, que fica na divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais, sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos, o cumprimento das legislações ambientais e as medidas de proteção das espécies.
A campanha da SPIC tem quatro pilares principais, abordando temas fundamentais para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade das populações locais:
- Conservação: com o slogan “Dar um tempo é cuidar do futuro”, a campanha busca despertar o senso de responsabilidade ambiental, destacando a importância do período de defeso (proibição de pesca durante a piracema) para garantir a reprodução das espécies nativas.
- Legislação: com o mote “Conheça as leis e evite multas”, a ação busca conscientizar sobre as legislações ambientais de Goiás e Minas Gerais. Assim, alerta-se a população sobre as consequências de atitudes ilegais durante o período da piracema, como a pesca predatória. O descumprimento das leis pode levar a multas e até à prisão.
- Economia: com a frase “Seguro-defeso: o seu aliado durante a Piracema”, a SPIC Brasil informa e orienta sobre os recursos temporários, como o seguro-defeso, disponíveis para os pescadores afetados.
- Fauna: “Dê um tempo: a vida nos rios agradece” é o tema da campanha que destaca a importância de preservar as espécies ameaçadas e os ecossistemas aquáticos, mostrando que a proteção da fauna durante a piracema garante a sustentabilidade da biodiversidade e contribui para a saúde dos rios.
Ações de Conscientização
A piracema, além de ser um fenômeno vital para a renovação das populações de peixes, também é um período crítico para o equilíbrio ambiental das bacias hidrográficas. Por isso, a SPIC Brasil preparou um conjunto de ações para alcançar diferentes públicos.
Entre elas, estão outdoors em pontos estratégicos nos municípios abrangidos pela campanha, spots de rádio e carros de som com mensagens sobre a piracema, além de distribuição de materiais informativos com detalhes sobre cada um dos temas abordados, para que as informações cheguem de forma clara e acessível a todos os públicos.
Piracema 2024/2025
Tanto no estado de Goiás como no de Minas Gerais, o atual período de piracema já está vigorando desde 1º de novembro de 2024 e vai até 28 de fevereiro de 2025.
Em Goiás, a pesca esportiva na modalidade pesque e solte é permitida, assim como a pesca de subsistência para consumo próprio e realizada por pescadores ribeirinhos de maneira artesanal. Já Minas Gerais permite a pesca diária de até 3 kg de peixe mais um exemplar na modalidade amadora (pessoal, para consumo próprio).
Apenas espécies exóticas (não nativas, introduzidas pelo homem) e híbridas, como a tilápia, podem ser pescadas, já que estão fora de sua área de distribuição natural e podem causar impactos ecológicos.