Policiais federais cumprem 23 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em Pernambuco e em Mato Grosso nesta terça-feira (26) em uma operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra um suposto esquema de venda de sentenças judiciais.
De acordo com as investigações, os envolvidos no esquema solicitavam valores para beneficiar as partes incluídas em processos através de decisões judiciais favoráveis a essas pessoas.
Até agora, os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados por suspeita de envolvimento no esquema. Além disso, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o empresário Anderson de Oliveira Gonçalves, que também é investigado em outras apurações relacionadas ao esquema de receptação de cargas roubadas e possível lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, a operação Sisamnes investiga “crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional”. Apesar de ter autorizado apenas uma prisão preventiva, o STF definiu outras medidas restritivas contra os investigados, como monitoramento por tornozeleira eletrônica, afastamento da função pública e bloqueio de bens e valores.
Polícia Federal/Divulgação