O Globo de Ouro terá uma nova categoria a partir de 2026. A organização do evento anunciou nesta quarta-feira (7/5), que a premiação passa a reconhecer o melhor podcast. A categoria passa a valer a partir da 83ª edição do Globo de Ouro, de 2026. “Enquanto o mundo do entretenimento continua a evoluir, ficamos animados para reconhecer novas formas de contar histórias”, declarou a presidente do Globo de Ouro, Helen Hoehne, em comunicado.
“Podcasts surgiram como um meio profundo para compartilhar narrativas e construir comunidades para além das fronteiras globais e das gerações. Ao celebrarmos conquistas em podcasts de áudio e visuais, pretendemos honrar nossas categorias tradicionais enquanto abrimos espaço para que novas vozes e formatos sejam ouvidos.”
A categoria de melhor podcast terá seis indicados, e poderão concorrer tanto produções somente em áudio quanto produções em vídeo, escolhidas entre os 25 podcasts mais populares – embora ainda não esteja claro como esta popularidade será medida. Segundo comunicado da organização, mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade serão divulgados nas próximas semanas. O Globo de Ouro não é o único entre os grandes prêmios a anunciar que irá incluir uma nova categoria.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já confirmou que, a partir do ano que vem, o Oscar terá a categoria de melhor escalação de elenco, que irá reconhecer os responsáveis pela seleção dos atores e atrizes que compõem o elenco de um filme. A partir de 2028, o prêmio também terá a categoria de melhor direção de dublês. O Globo de Ouro 2026 está marcado para acontecer no dia 11 de janeiro de 2026, e será apresentado pela comediante Nikki Glaser, que também esteve à frente da edição deste ano.