Os candidatos a presidente nos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, se enfrentaram em um debate nesta terça-feira, 10, da rede de televisão ABC. Durante o embate, os dois até se cumprimentaram, mas depois iniciaram uma troca de acusações. Na discussão, eles debateram sobre a burocracia, imigração, aborto e conflitos pelo mundo.

Logo de cara, Harris questionou Trump sobre o “Projeto 2025”, uma inciativa de think tanks conservadores para alterar as agências reguladoras e a burocracia no país. Entretanto, o ex-presidente negou qualquer ligação com a matéria. “Não tenho nada a ver com o Projeto 2025, não li (o documento) e nem vou ler”, disse Trump, em resposta.

Nos dois momentos seguintes, os candidatos discutiram sobre aborto e imigração. Na primeira situação, Trump comentou sobre a revogação de “Roe vs. Wade”, uma decisão da Supre Corte americana que previa o direito do aborto. Segundo ele, essa medida deveria ser sido discutida pelos estados, algo que ele aponta ser um desejo de “todos”.

No próximo tema sobre imigração, o ex-presidente disse que imigrantes estariam se alimentado de cachorros dos americanos em Springfield, no estado de Ohio. Entretanto, a situação foi desmentida pelas autoridades locais e também pela checagem feita em tempo real pela ABC News, organizadora do debate.

Outro tema discutido pelos candidatos foram os conflitos armados pelo mundo, incluindo a guerras na Ucrânia. Neste caso, Harris citou que teve reuniões com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para fornecer ajuda contra a invasão russa.

“Por causa do nosso apoio que fornecemos, a Ucrânia é um país livre. Se Trump fosse presidente, (Vladimir) Putin estaria sentado em Kiev agora”, destaca a candidata. Em resposta, Trump disse que acabaria com a guerra em 24 horas, mas Harris rebate que ele faria isso “desistindo” de resolver a situação.

Apesar de se cumprimentarem no início, os dois candidatos não voltaram a repetir o ato no final do debate. Até nas considerações finais, houve críticas. Por exemplo, Trump disse que o governo da adversária e do presidente Joe Biden é o “pior” da história dos EUA. Lembrando que esse foi primeiro debate entre os dois, após a desistência do atual chefe de Estado em concorrer ao pleito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui