A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está prestes a tomar uma decisão que terá um impacto direto nas finanças dos consumidores goianos. Na pauta da reunião de diretoria marcada para esta terça-feira, 17 de outubro, estão em discussão mudanças significativas no reajuste das tarifas de energia elétrica, promovendo alterações substanciais que podem mexer com o bolso dos cidadãos.
Caso as propostas em análise sejam aprovadas, a Equatorial, distribuidora de energia na região, poderá aplicar um aumento de aproximadamente 6,56% nos valores cobrados. Este incremento atingirá de maneira mais acentuada os consumidores de baixa tensão, representando um significativo acréscimo de 10,62% em suas faturas.
Por outro lado, para os consumidores de alta tensão, a notícia é mais favorável, pois a alteração proposta poderá resultar em uma redução de 3,91% nas contas de energia.
A relevância das mudanças torna-se ainda mais evidente ao considerar o prazo de implementação, uma vez que, se aprovadas, as novas tarifas terão efeito já a partir da próxima semana, impactando imediatamente o orçamento dos consumidores goianos.